segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Operações com potências. Regras operatórias.

  • Adição e subtracção
               - Para somar (ou subtrair) potências, calcula-se o valor de cada uma delas e somam-se (ou subtraem-se) os valores obtidos.
  • Multiplicação de potências
               - Potências com a mesma base
Para multiplicar potências com a mesma base, mantém-se a base e somam-se os expoentes.



               - Potências com o mesmo expoente
Para multiplicar potências com o mesmo expoente, mantém-se o expoente e multiplicam-se as bases.




  • Divisão de potências
               - Potências com a mesma base
Para dividir potências com a mesma base, diferente de zero, mantém-se a base e subtraem-se os expoentes.



               - Potências com o mesmo expoente
Para dividir potências com o mesmo expoente, mantém-se o expoente e dividem-se as bases. (divisor diferente de zero)



  • Potência de potência
Para calcular uma potência de potência, mantém-se a base e multiplicam-se os expoentes.


  • Potência de expoente nulo
Uma potência de expoente nulo (zero) e base diferente de zero é igual a 1.


116 comentários:

  1. Obrigado, isto ajudou-me muito nas revisões para o teste intermédio e exame nacional de Matemática :)

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pela disponibilização de material! Ajudou-me na preparação para o último teste do ano.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EXERCÍCIOS!!!!NAO ESTA MERDA

      Eliminar
    2. vai para o caralho o antonio para de insultar as pessoas tu podias n querer isto mas eu queria e ha de certeza mais pessoas que tambem o queriam por isso vai dormir e se nao tens sono vai bater a punheta

      Eliminar
    3. po caralho filhos da puta

      Eliminar
    4. aquele António é um filho da puta de merda, quando abre a boca só diz merda

      Eliminar
    5. Tamos em 2015 caladinhos!

      Eliminar
    6. Que cambada de retardados.E não não sou algiem que conheção

      Eliminar
    7. Calem-se seus paneleiros

      Eliminar
    8. Filhos da puta lagartos e tripeiros

      Eliminar
    9. OLa eu sou a Olivia

      Eliminar
    10. Quanto é que custa? A tua mãe de quatro?VAMO em boraaaa

      Eliminar
    11. A tua mãe é tao gorda que quando passou á frente da tv eu perdi 69 episodios

      Eliminar
    12. nao me ajudou nada
      q esta merda

      Eliminar
    13. São todos ignorantes. Agradeçam o esforço. Babacas!

      Eliminar
    14. TAMO EM 2020 PORRA

      Eliminar
  3. mt obr isto ajudou me no primeiro teste de matematica do ano :D ^^ espero k tenha positiva :/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que estúpido se nao tiveres positiva estudasses mais, porque se nao tiveres positiva és burro como uma porta!!!

      Eliminar
    2. desculpa mas já és burro, não me tinha apresevido!!!

      Eliminar
    3. nota-se nem sabes escrever

      Eliminar
    4. que eu saiba o unico burro és tu ,ainda não te deves ter visto ao espelho

      Eliminar
    5. obrigado por esta página, ajudou-me bastante com uma ficha que eu tinha de entregar :))

      Eliminar
    6. vai levar no rabo mais eh!

      Eliminar
    7. Paninas a discutir a toa crl

      Eliminar
    8. que vergonha que disiluzao o que pensão q estão a fazer ate da dor a ofenderem-se q tipo de pessoas são q disiluzao

      Eliminar
    9. Vai masé escrever "desilusão" direito sua puta de 4

      Eliminar
  4. obrigado pela informaçao esta muito bom o trabalho xD

    ResponderEliminar
  5. Cambada de otários que comentam aqui hahaha. Burros do caralho...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. porque e que voces se insultam basta so dizer somos merda

      Eliminar
  6. Não tem outro sitio pra comentar e comentam aquii CAMBADA DE OTARIIOS saiam mazéé daquii pah PORRA VAIAM MAZÉ BATER A PUNHETA PAH

    ResponderEliminar
  7. obrigado ajudou me muito para os meus estudos !

    ResponderEliminar
  8. obrigado ajudou me a resolver os T.PCs

    ResponderEliminar
  9. nooooooooooooooooooooooooooobs

    ResponderEliminar
  10. obrigado ajudoume a resolver os tpc

    ResponderEliminar
  11. parabens!! ajudou-me muito!
    Percebi num minuto, o que os meus professores não me conseguiram explicar em três anos!! Continue a publicar!

    ResponderEliminar
  12. Parabéns está fantástico e as pessoas que estão a insultar este site nao deviam pq pode n vos ajudar a vcs mas ajuda a muitos outros cm por exp amim e se sao bem educados sabem perfeitamente k n se diz palavroes

    ResponderEliminar
  13. Esta merda da matemática faz tanto sentido quanto uma cabra a lutar contra zombies

    ResponderEliminar
  14. PUTA QUE PARIU ESTA MERDA TODA CARALHO

    ResponderEliminar
  15. Vão todos para O CARALHO FILHOS DE PUTAS PARIDAS

    DE ANTÓNIO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vocês, sem ofensa, são muito mal-educados

      Eliminar
  16. voces sao uns gays que n sabem explicar a materia so tirei 99.5 no teste :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. queres mais???????.......ESTUDASSESSSSSSS

      Eliminar
  17. suas merdas num teste com esta materia tive 98,5 aprendam com os melhores ou vao acabar a foder com gajos nas retas e a vossas maes gostam muito da minha piça ate ja criaram um sumo com a minha esporra

    ResponderEliminar
  18. voces n deviam existir vcs n sabem explicar a puta da materia chupem mos, enrolem mos, arregacem mos e passem mos a ferro cabries de merda

    ResponderEliminar
  19. gay e o teu pai pois ele fica de 4 e o meu cao fica de 2

    ResponderEliminar
  20. e verdade nao podes engravidar mais a tua mae para a proxima usa presevativo sabes o que e aquilo que eu uso com a tua mae ela ninca se engravidou sbias

    ResponderEliminar
  21. hehehehehe ja desististe es meu primo nao chores mano pila

    ResponderEliminar
  22. vocês nem sabem mandar dicas. Vem para um site de matemática discutir, isso mostra o quanto insignificantes vocês são. ARRANJEM VIDA SEUS PALHAÇOS!!!!!

    ResponderEliminar
  23. E quem comentar a seguir concorda com o que eu disse e admite que e insignificante!!!!!!

    ResponderEliminar
  24. Respostas
    1. posso lavar os dentes com o teu fluido vaginal?

      Eliminar
  25. Vcs são gandas podres, dread ... Morram longeee

    ResponderEliminar
  26. NABOS DO CARALHO APARENKAM NO IPTA K FODOBUS O CORPO

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu Aparenko no ipta e kero ber isso oh máninhooo !!!

      Eliminar
    2. PIA BAIXINHO OH PIU

      Eliminar
    3. Piu??? Mas... Pa Puta Que O Pariu ??? :O

      Eliminar
  27. Respostas
    1. Aparece tu em minha casa e vamos brincar... ;)

      Eliminar
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  29. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  30. luis es uma peça do crl

    ResponderEliminar
  31. bois de merda ja nao posso estudar sexo a vontade fds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. deves ser um gajo lindo, posso ter algo contigo?

      Eliminar
  32. A tua mãe e como o multiprofissional a melhor oferta de sempre

    A tua mãe e como o MC Donalds 100% carne de vaca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por favor parem com os insultos, se querem insultar-se façam isso noutro lado e não num site de matemática

      Eliminar
  33. obrigada, isto ajudou-me imenso para o testes finais espero que tenha boa nota obrigada de novo e continuem assim

    ResponderEliminar
  34. Parem de se insultar caralho foda-se
    Cambada de Otarios meu fds

    ResponderEliminar
  35. parem de se insultar, e esses palavrões estão me a meter nojo

    ResponderEliminar