segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Objectivos específicos (3.ª Ficha de Avaliação)


·         Localizar e posicionar números inteiros positivos e negativos na recta numérica.
·         Compreender as noções de valor absoluto e de simétrico de um número.
·         Adicionar e subtrair números inteiros.
·         Multiplicar e dividir números inteiros.
·         Calcular o valor de potências em que a base (diferente de zero) e o expoente são números inteiros.
·         Indicar o sinal de uma potência com base negativa.
·         Operar com potências em que a base é um número inteiro (diferente de zero) e o expoente um número natural.
·         Calcular o valor numérico de expressões que envolvam potências.
·         Compreender o conceito de raiz quadrada.
·         Identificar quadrados perfeitos e calcular a sua raiz quadrada.
·         Determinar a medida do comprimento do lado de um quadrado conhecida a sua área.
·         Compreender o conceito de raiz cúbica.
·         Identificar cubos perfeitos e calcular a sua raiz cúbica.
·         Determinar a medida da aresta de um cubo dado o seu volume.
·         Resolver problemas usando a raiz quadrada e a raiz cúbica.
·         Compreender a noção de sequência e de termo de uma sequência.
·         Descobrir relações entre números e figuras.
·         Continuar sequências simples de números e de figuras.
·         Compreender a noção de termo geral de uma sequência numérica e representá-lo usando símbolos matemáticos adequados.
·         Determinar um termo geral de uma sequência numérica e termos de várias ordens a partir do termo geral.

Sugestões:
Manual
Página 48 Proposta 2, Página 49 Proposta 3, Página 51 Proposta 9
Página 52 Proposta 12, Página 53 Proposta 14 e Proposta 15, Página 55 todos
Página 56 todos excepto ex.3, Página 57 todos excepto 1.8
Página 70 Proposta 5, Página 73 Proposta 12, Página 74 todos, página 75 todos.
Caderno Prático
Página 9 Tarefa 5, Página 12 ex. 5, Página 13 ex. 3, Página 15 ex. 1, ex. 2, ex.5 e ex.6
Página 16 ex. 4, Página 18 ex. 4, Página 22 ex. 3 e ex. 4, Página 24 Tarefa 5

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